Minha lista de blogs

Minha lista de blogs

Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 27 de fevereiro de 2010

dragão de komodo



NOME COMUM: dragão de ComodoNOME CIENTÍFICO: varanus komodoensisNOME EM INGLÊS: Komodo Dragon FILO: Chordata CLASSE: ReptiliaORDEM: SquamataSUBORDEM: SauriaFAMÍLIA: Varanidae
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: até 3,5 mPeso: até 110 kgCor: cinzenta e marromTempo de vida: 50 anos Cinco garras em cada pata
Como alguns outros membros da família dos lagartos gigantes, o dragão de Komodo existe há centenas de séculos. Já vivia na terra muito antes do aparecimento do homem. Encontrado na ilha de Komodo, na Indonésia, e em algumas ilhas circunvizinhas, ele é o maior de todos os lagartos atuais. Guloso e carnívoro, come veados, macacos, cabras e porcos selvagens. Também gosta muito de carniça e é capaz de dar conta de uma carcaça inteira de búfalo. Mas o dragão-de-komodo também come animais vivos. Derruba a vítima com sua forte cauda e corta-a em pedaços com os dentes. Costuma comer primeiro a língua e as entranhas, suas partes preferidas.
No fim da estação das chuvas, a fêmea põe cerca de 25 ovos na areia. Os ovos se abrem depois de 6 a 8 semanas. Ao nascer, os dragõezinhos têm de 20 a 25 cm de comprimento. Existem outras espécies de lagartos gigantes, como o lagarto do deserto, que é um animal terrestre, e o lagarto do Nilo, que é um anfíbio. Vivem na África, sul da Ásia, Indonésia e Austrália. Variam muito de tamanho. O menor deles apresenta apenas 20 cm de comprimento. imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário